Gramática,  Método da Luma e ponto.

Como fazer o desenvolvimento na redação do Enem?

Espero que vocês estejam preparadíssimos para mais um passo a passo da redação do Enem. 

Eu já te mostrei tintim por tintim do que você precisa fazer para escrever a introdução perfeita, te contei que a redação é divida em 9 partes e no fim ainda deixei um modelo padrão de redação para você aplicar. 

Agora vamos dar um passo a mais: você sabe qual a anatomia de um desenvolvimento perfeito? 👀 Então bora descobrir como fazer os dois parágrafos da redação que vai te deixar mais perto do 900+.

Assim como na introdução, o desenvolvimento tem 3 partes, sendo elas a D, E e F. Mas o que cada uma delas precisar ter?

Vem comigo que eu te conto: 

👉 PARTE D – Tópico Frasal; 

A maioria das redações nota 1000 começam seu parágrafo de desenvolvimento organizando as informações: elas anunciam qual vai ser o argumento antes de desenvolvê-lo. 

A gente chama isso de tópico frasal: uma frase que resume o que vai ter no parágrafo, para que o leitor acompanhe o raciocínio. 

👉 PARTE E – Embasamento; 

Depois de anunciar o argumento, boa parte das redações nota 1000 traz um REPERTÓRIO para embasar esse argumento. 

Ps.: esse REPERTÓRIO poderia ser usado em outros temas. 

👉 PARTE F – Argumentação; 

Depois do repertório, as redações nota 1000 se debruçam em ARGUMENTAR, desdobrando o argumento que escolheram, ou seja, explicando-o. 

Para explicar melhor os três tópicos acima, separei um modelo de desenvolvimento abaixo: 

TEMA: A inclusão de pessoas com limitações físicas no Brasil 

Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante a insuficiência legislativa. Gilberto Dimenstein explica que no Brasil as leis são inefetivas, o que gera uma falsa sensação de cidadania. Tal inefetividade é nítida na exclusão de pessoas com deficiência, visto que muitas ainda não são incluídas no mercado de trabalho, por exemplo. Assim, é urgente que a “cidadania de papel” – de que o jornalista falou – seja superada. 

Além disso, a ineficiência governamental intensifica a gravidade do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à inserção de indivíduos com limitações físicas, visto que o governo não está tomando atitudes que mudem a situação. Assim, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra. 

E esse é apenas um dos DUZENTOS modelos de redação inéditos que você encontra no Curso dos Modelos e ponto, meu amor.

Para você se matricular no Curso dos Modelos e ponto, toque aqui.

Se gostou dessa dica, fique atento aos próximos posts. 👀 Eu vou te mostrar o passo a passo da a redação perfeita para o Enem🚀 

Pega na minha mão e vamos rumo ao Enem. 🤍 

Comments

comments