Gramática,  Método da Luma e ponto.

Conclusão da redação do Enem: como fazer?

Você já aprendeu sobre a anatomia de uma introdução e desenvolvimento perfeitos para a redação do Enem. Agora chegou a hora de aprender TUDO o que a conclusão da redação exige. 😎 

Como vimos, a redação nota mil é formada por nove partes e cada parte é composta por três pequenas partes. Então segue abaixo as últimas três que formam a anatomia da conclusão perfeita: 

👉 PARTE G – Anúncio da Proposta de Intervenção; 

O anúncio da proposta de intervenção comunica o leitor que o rumo da conversa vai mudar: se antes você estava focando no PROBLEMA, agora vai focar na SOLUÇÃO. Ele faz a ponte entre o desenvolvimento e a conclusão, gerando fluidez do raciocínio. 

👉 PARTE H – Proposta de Intervenção; 

A proposta de intervenção é avaliada na competência 5 e para atingir nota máxima precisa de 5 elementos: ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento. Essa parte não é novidade para os participantes do Enem: a proposta de intervenção é valiosa. 

Sozinha, ela vale 200 pontos. Então, eu já esperava encontrar ela na redação nota 1000.  

Mas, o que eu não esperava, era ver um PADRÃO nas propostas de intervenção: elas estavam ligadas ao que foi dito anteriormente. Logo, se os 3 primeiros parágrafos foram PADRÃO, esse também poderia ser. 

👉 PARTE I – Fechamento; 

Por fim, muitas das redações nota 1000 fecham sua redação com uma frase final. 

Agora é só correr para o abraço, AUUU. 

Com o fechamento, sua redação está terminada. 
 

TEMA: A inclusão de pessoas com limitações físicas no Brasil 

Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Para isso, o Poder Público deve criar políticas públicas, por meio de investimentos na inserção de pessoas com limitações físicas no Brasil, a fim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode, ainda, contar com pesquisas públicas para entender e priorizar as reais necessidades da população. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de ação política presente no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos uma realidade mais próxima. 

Agora é a sua vez de fazer redações do ZERO lá no Curso dos Modelos e ponto, onde você pode treinar para chegar arrasando no Enem desse ano, meu amor.  

Esse ano vai dar bom pra você e quero receber a sua mensagem quando você receber o 900+.

Te vejo no Curso dos Modelos, feshow? 🤍 

Um beijo, 

Luma. 🧚‍♀️ 

Comments

comments