Meu amor, tenho certeza que algum professor de redação já te disse que a redação tem 3 partes, certo?
A introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Mas e se eu te contasse que na verdade são 9?
Pois é, como fada da redação eu já analisei muitas redações nota mil e eu descobri que essas redações tem dois padrões: o de estrutura e o de conteúdo.
E hoje eu vou te contar sobre o padrão de estrutura, te mostrando as 9 partes da redação.
Vamos lá?
AS PARTES DA INTRODUÇÃO
Parte A – estratégia de abertura
A maioria das pessoas que tiram 1000 começam a redação com estratégia de repertório. Além disso, essa estratégia de abertura traz um repertório que poderia ser utilizado em vários temas.
Dá uma olhada nesse exemplo aqui:
Parte B – a problematização
Como o tema no Enem é sempre um problema, a maioria das redações nota máxima usam a introdução para PROBLEMATIZAR. Ou seja, explicar o problema.
Se liga no exemplo:
Parte C – a tese
Para fechar a introdução temos a tese. Nela, são anunciados 2 argumentos que vão ser desenvolvidos nos parágrafos seguintes. E esses argumentos também podem ser padrão, olha só:
AS PARTES DO DESENVOLVIMENTO
Parte D – tópico frasal
A maioria das redações começa o parágrafo de desenvolvimento organizando as informações, ou seja, anunciando o argumento que vai ser desenvolvido.
Se liga no exemplo:
Parte E – embasamento
Depois de anunciar o argumento, é hora de validar ele. E pra isso, redações nota máxima geralmente trazem um repertório para embasá-lo.
P.S: esse repertório é coringa, ou seja, poderia ser usado em outros temas.
Dá uma olhada:
Parte F – argumentação
Após o embasamento vem a argumentação, um passo essencial para redações nota mil. Esse é o momento que as redações 900+ se debruçam em argumentar, se debruçando no argumento que escolheram, ou seja, explicando-o.
Olha esse exemplo que eu trouxe aqui:
AS PARTES DA CONCLUSÃO
Parte G – anúncio da proposta de intervenção
Para começar a conclusão, a maioria das redações nota mil anuncia a proposta de intervenção. Ou seja, além do tópico frasal do desenvolvimento, temos aqui uma espécie de tópico frasal que diz qual vai ser a proposta de intervenção do texto.
Se liga no exemplo:
Parte H – proposta de intervenção
Sozinha, ela vale 200 pontos, você acredita? O que eu não esperava era ver um PADRÃO nessas propostas de intervenção. É isso mesmo, as propostas de intervenção seguiam um padrão também, que estava ligado com todo os outros parágrafos que eu já te mostrei.
Dá uma olhada nisso:
Parte I – fechamento
Para amarras as ideias e fechar o texto, a maioria das redações nota mil tinha uma frase de encerramento. Olha esse exemplo aqui:
E você, já conhecia essas 9 partes? E esses padrões?
Me conta lá nos comentários desse post que eu fiz falando sobre eles, é só tocar aqui.
E não esquece de falar que você veio aqui do e-mail, vou adorar saber ?
Te vejo lá nos comentários.
Um beijo,
Luma.